Participantes

 

Amira Dávalos (Departamento de Pesquisa e Inovação Educacional da Secretaria de Educação de Querétaro-México) / Palestrante

Mestrado em Desenvolvimento Escolar e Aprendizagem pela Universidade Autônoma de Querétaro e Doutorado em Investigações Educativas pelo DIE-CINVESTAV - México. Chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação Educacional da Secretaria de Educação de Querétaro-México. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México. Professora visitante em várias universidades e escolas de formação de professores no México. Coordena em parceria com Emilia Ferreiro o Programa de Doutorado para a formação de pesquisadores em Psicolinguística Evolutiva aplicada à  educação (Processos de Aquisição da Língua Escrita) da Universidade Nacional de Rosário, Argentina.

 

Ana Verena Magalhães Madeira (UFBA) / Palestrante

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Imunologia também pela Universidade Federal da Bahia (2000). Entre 2010 e 2014 desenvolveu o doutorado em Educação na área de Currículo e Formação de Professores no PPGE/UFBA com Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) na Universidade do Minho, sob orientação do Dr. José Augusto Pacheco. Professora adjunta do Departamento de Zoologia da UFBA desde 1996, onde leciona disciplinas sobre métodos de estudo em biologia, protozoários e invertebrados marinhos e oriento alunos de graduação em monitoria, iniciação científica e PIBID. Na pós-graduação, atua no Estágio de Docente Orientado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do curso de Licenciatura em Ciências Naturais (2014-2018) e Biologia (2018-). Ente 2015 e 2017 exerceu o cargo de Chefia do Núcleo de Currículos e Programas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA.

 

Bernadete de Souza Porto (UFC) / Palestrante

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Foi professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde, de 2001 a 2004, coordenou o Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade, didática e formação do educador. É professora Associada I na Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática, onde leciona as disciplinas Didática e Ludopedagogia I e é tutora do PET Pedagogia. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, é membro do Eixo Formação de Educadores, da Linha Educação Currículo e Ensino e ministra disciplinas na área da Didática e da Ludicidade.

 

Cilene Canda (UFBA) / Mediadora

Cilene Nascimento Canda é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia- UFBA. É formada em Pedagogia (2001) e fez mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas- UFBA (2013). Possui experiências em escolas, universidades, ambientes não-formais, movimentos sociais nas áreas de Educação e de Teatro, atuando principalmente nos seguintes campos de conhecimento e pesquisa: infâncias, ludicidade, educação infantil, teatro, culturas infantis, arte-educação, educação popular, formação de professores e teatro do oprimido. Coordena o subprojeto Arte, educação e infâncias, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFBA), do curso de Pedagogia. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL/UFBA) e possui capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmicos nas áreas de educação e teatro.

 

Cipriano Carlos Luckesi (GEPEL/UFBA) / Palestrante

É Licenciado em Filosofia pelo Institudo de Filosofia e Ciêcias Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Professor aposentado da Faculdade de Filosofia, da Universidade Federal da Bahia, onde foi professor do Departamento de Filosofia, ensinando na Graduação, de 1971 a 2002, quando aposentou-se. No Curso de Graduação em Filosofia, ensinou especialmente Introdução à Filosofia, Axiologia, Pensamento Filosófico na América Latina, Leitura do Texto Filosófico. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e doutorado), na Faculdade de Educação/UFBA, 1985-2010, ministrando aulas, orientando mestrandos e doutorandos em suas atividades de pesquisa e elaboração de dissertações e teses. Seu atual campo de atuação atinge os seguintes temas: filosofia da educação, teoria do ensino, didática, educação e ludicidade e avaliação da aprendizagem escolar (tema no qual, ao longo do tempo, tornou-se um especialista). Trabalhou ainda na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, ensinando Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia da Pesquisa, entre os anos de 1976 a 1994. Tem 14 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas.

 

Cristina D'Avila (UFBA) / Palestrante

Cristina Maria D'Ávila Teixeira, Cristina d'Ávila, graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de Didática (2006-2007). É Pós-doutora pela Universidade Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016), com concentração em docência universitária. Atualmente é professora Titular de Didática da Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes). Publicou oito livros, na área educacional, organizadou três dossiês nas Revistas Educação e contemporaneidade, Revista do GEPEL, e Revista Entreideias, três livros de literatura infantil , e um livro de poemas. Publicou mais de 20 artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui 3 processos ou técnicas e outros 24 itens de produção técnica. Participou de mais de 100 eventos no exterior e no Brasil. Orientou mais de 30 dissertações de mestrado na área de Educação. Orientou mais de 20 teses de doutorado e várias monografias em curso de especialização e na graduação. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa sobre formação de docentes universitários nos ateliês didáticos e Baú brincante. Atua na área da Didática, Docência no ensino superior, formação de professores e ludicidade. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Educação, didática e Ludicidade (GEPEL), pelo Programa de pós-graduação em Educação da UFBA.

 

Dante Augusto Galeffi (UFBA) / Palestrante

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1979), frequentou o curso de especialização na Universidade de Roma em Restauração de Monumentos (1980-1982), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Bahia, lotado no Departamento de Educação II da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia da educação, epistemologia do educar, fenomenologia, hermenêutica, linguagem, educação transdisciplinar, estética e ética. É professor permanente do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA) É lider do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práxis Pedagógica. Desenvolve atualmente pesquisas de epistemologia da complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia do educar transdisciplinar, ética e estética, mística e espiritualidade. Desenvolve atualmente a Teoriação Polilógica, uma Epistemologia da Complexidade própria e apropriada.

 

Dionísia Ferreira (Conservatoire Charles Munch, Paris- França) / Palestrante

Professora de dança contemporânea titular do Conservatório Charles Munch, em Paris.

Foi coreógrafa do Balé Jovem deste conservatório e dançarina do coletivo de improvisação dos professores de dança dos conservatórios parisienses. Em Salvador dançou nos grupos Africa Poesia, Mantra e da Companhia de dança do  Olodum.

Diplomas de psicologia clínica e especialização em coreografia na UFBA. Mestrado em dança Contemporânea na Universidade René Descartes. Diploma nacional de Professora de Dança Contemporânea no Centro Nacional da Dança, em Paris.

 

Edméa Oliveira dos Santos (UFRRJ) / Palestrante

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na linha de pesquisa "Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas". Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), durante o período de 2007 a 2018 (onde colabora, junto à linha de pesquisa "Cotidianos, redes educativas e processos culturais"). Editora-chefe da Revista Docência e Ciberculria (Proped/UERJ). Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2019, recondução até a presente data). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: “Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação online, EAD”.

 

Elisabete Regina da Silva Monteiro – ICEP / Palestrante

Possui Mestrado em Educação e Pesquisa - Universitè Du Quebec A Chicoutimi; Especialização em Educação e Ensino Superior- FEBA; graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Professora aposentada da Universidade do Estado da Bahia e da rede municipal de Salvador. Atualmente é Diretora Presidente do ICEP - Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Tem experiência na área de formação inicial e continuada de professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas de redes públicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização de crianças, jovens e adultos, alfabetização e construção de competências leitora e escritora no Ensino Fundamental, didática do ensino da língua e formação continuada em contextos profissionais. Formadora do ICEP desde o ano 2000.

 

Giovana Cristina Zen – UFBA / Mediadora

Formação em Pedagogia e Psicopedagogia, com Mestrado em Educação (UNEB) e Doutorado em Educação (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores (FEP) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Atualmente, investiga as Peculiaridades da Aquisição da Escrita na Língua Portuguesa, sob orientação de Emilia Ferreiro, do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional do México.

 

João Amado (Universidade de Coimbra) / Conferencista (encerramento)

Professor Associado com Agregação, Aposentado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi também professor de Filosofia no Ensino Secundário, Assistente e Professor Associado da Universidade de Lisboa. Doutorado, com Agregação, em Ciências da Educação, regeu diversas disciplinas, coordenou e participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e foi autor e co-autor de livros, capítulos de livros, artigos e comunicações sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, epistemologia das ciências da educação, metodologia de investigação qualitativa, pedagogia do ensino superior, etnografia e história da infância. Em 2016 recebeu o Outstanding Qualitative Boook Award Spanish or Portuguese Language Boook, atribuído ao Manual de Investigação Qualitativa em Educação (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013, 2014, 2017), de que é coordenador e coautor, atribuído pelo International Congress of Qualitative Inquire. Desde 1980 que, às diversas áreas de investigação mencionadas, tem mantido atenção e interesse pelo patrimônio lúdico tradicional da infância, tendo publicado diversos trabalhos (livros, capítulos, artigos) sobre jogos e brinquedos tradicionais populares, de que se destacam os livros: Universo dos Brinquedos Populares (2002; 2007) e Brinquedos Tradicionais Populares: Patrimônio e Memórias da Infância (2020). Atualmente é mentor e coordenador da Escola do Brinquedo Tradicional Popular, uma experiência comunitária realizada em colaboração com a Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro (sua aldeia natal, na freguesia de Cernache/Coimbra/Portugal) com o objetivo de preservar, musealizar e divulgar uma coleção composta por materiais e documentos referentes àquele tipo de brinquedos cuja particularidade é terem sido realizados pelas próprias crianças na linha de uma tradição simultaneamente universal e milenar.

 

Lúcia Gracia Ferreira Trindade (UFRB|UFBA) / Mediadora

Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-doutora pela UFBA. Doutora em Educação pela UFSCar. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Docência, Pedagogia Universitária, Desenvolvimento Profissional, Educação e Linguagem. Orienta estudos relativos aos temas da Docência Universitária, Desenvolvimento profissional de professores, Identidade, Saberes e práticas docentes.

 

Marcela Kurlat - Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina / Palestrante

Mestrado em Psicologia da Educação e Doutorado em Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina. Professora da Cátedra de Investigação Educacional e da Cátedra de Educação e Experiências Sócio Comunitárias, ambas vinculadas ao Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires - Argentina. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires. Membro da equipe de Intervenção Psicossocial Comunitária do Programa de Alfabetização, Educação Básica e Trabalho (PAEByT), Área Adulto e Adolescente da Cidade de Buenos Aires

 

Marco Silva (UERJ) / Palestrante

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1992), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutor em Educação na Universidade do Minho, Portugal (2014). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde leciona e pesquisa. Seus temas de docência, pesquisa e publicação são: cibercultura, didática, interatividade, educação online, b-learning, formação de professores para docência online e no b-learning, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e online, avaliação da aprendizagem nas modalidades online e no b-learning e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

 

Maria Claudia Molinari - Universidade Nacional de La Plata (UNLP) - Argentina / Palestrante

Mestrado em Ciências com Especialidade em Investigações Educativas, DIE-CINVESTAV, Cidade do México. Professora Titular de Didática da Leitura e da Escrita na carreira de Ciências da Educação, professora de pós-graduação e diretora de projetos de extensão e investigação da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata.  (UNLP). Especialista em temas relacionados à construção do sistema de escrita em crianças numa perspectiva psicogenética construtivista, à didática da leitura e da escrita e à formação de formadores na área. Coordena cursos de pós-graduação e seminários em programas regionais e nacionais na Argentina e no México. É assessora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) na Bahia, Brasil.

 

Maria da Conceição de Oliveira Lopes (Universidade de Aveiro, Portugal)  / Conferencista (abertura)

Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação, mestre em Ciências da Comunicação, licenciada em Comunicação Social e bacharel em Educação de Infância.  Possui 45 anos de experiência docente, 30 dos quais na Universidade de Aveiro. Fez parte da equipe de docentes de no Departamento de Comunicação e Arte na Educação, do Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP). Ocupou também, por dois mandatos, funções como membro eleito do Conselho Pedagógico da Universidade de Aveiro. O campo de estudos da pragmática da comunicação é o horizonte do seu trabalho, onde a ecologia do espírito humano, a epistemologia batesoniana, o interacionismo simbólico, a teoria orquestral da comunicação e os direitos do Homem cruzam a matriz orientadora do seu pensamento. O seu contributo conceptual original pode ser identificado, na construção do conceito de ludicidade e da teoria da ludicidade.

 

Maria Walburga dos Santos / Palestrante

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGed), atuando no campus Sorocaba. Doutora e mestre em Educação - História e Historiografia - pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada (licenciatura e bacharelado ) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no curso de Pedagogia, área de Educação Infantil, sendo também habilitada para o campo de Ensino de História e Geografia. Desenvolve pesquisa com as temáticas: infância, educação infantil, comunidades quilombolas, formação docente, relações étnico-raciais e brincar. É responsável pelo Grupo de Pesquisas e Estudos a respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da Infância (UFSCar) e do Núcleo de Educação e Estudos da Infância. Realizou pesquisa pós-doutoral no "Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation" (EXPERICE), de l'Université Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França.

 

Mariano Pimentel (UNIRIO) / Palestrante

Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), Mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e Bacharel em Informática pela UFRJ (1999). Professor do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Atua na Pós-Graduação em Informática e no Bacharelado em Sistemas de Informação; e lecionou, por 10 anos, no curso a Licenciatura em Pedagogia a Distância UNIRIO/CEDERJ/UAB. Tem extensa produção acadêmica, destacando-se a organização do livro "Sistemas Colaborativos" (2011), que ganhou o Prêmio Jabuti. É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, que desenvolve-pesquisa tecnologias de comunicação mediada por computador. É colaborador do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, da UFRRJ. Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação, Sistemas para Colaboração, Informática na Educação, Educação e Cibercultura.

 

Marilete Calegari Cardoso (UESB) / Mediadora

Graduação em Pedagogia (1994) e especialização em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Universitário La Salle, em 1999. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2008), e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA,2018). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora Programa de Pós Graduação em Educação (PPEGEd/UESB); Atua como Líder do GEPELINF - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade E Infância; e na condição de Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL/UFBA). Coordena o LABRINC: um espaço para brincar, criar e aprender. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ludicidade, atuando nos seguintes temas: lúdico e educação; formação de professores e práticas pedagógicas na educação infantil.

 

Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG) / Palestrante

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT; c) Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI RIEC (UB/Espanha) e d) Pesquisas e Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadora PAII/UFAL. Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES).

 

Nalu Rosa - Maria Conceição de Carvalho Rosa -  UERJ / Palestrante

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na prática pedagógica e formação de professores. É sócia-fundadora do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti. Exerceu atividades de representação internacional na área da Educação. Atua principalmente com os seguintes temas: prática pedagógica; formação de professores; ensino-aprendizagem; ensino fundamental; alfabetização; formação de leitores; educação popular; projetos sociais.

 

Roberto Sidnei Alves Macedo (UFBA) / Mediador

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Unificado de Ensino de Brasília, Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 - Vincennes à Saint-Denis, com Pós-Doutorados em Currículo e Formação pelas Universidade de Fribourg-Suíça e Universidade do Minho-Portugal. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Foi Coordenador do GT 12 (currículo) da ANPED - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e Pesquisador Colaborador do CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira - Portugal. É Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e formação docente, etnopesquisa e etnopesquisa-formação.

 

Washington Carlos Ferreira Oliveira (Faculdade Visconde de Cairu) / Palestrante

Jornalista, professor, mestre e doutor em Educação. Concentra-se nas áreas de: gestão do terceiro setor; gestão de pessoas; ética e responsabilidade social; orientação de estudantes de jornalismo e formação de professores. Também conduz palestras, mesas-redondas, oficinas e consultoria. Atualmente, presta consultoria de cidadania participativa para a Associação de Escolas de Educação Comunitária da Bahia (AEEC), através da Fundação Negro Amor e trabalha como professor em Instituições de Ensino Superior. No curso de Jornalismo do Centro Universitário Estácio da Bahia orienta estudantes do último semestre com os Trabalhos de Conclusão de Curso; também participa do Núcleo de Pesquisa Institucional. No MBA de Gestão de Pessoas da Estácio-FIB ministra as disciplinas: Visão Estratégica no Gerenciamento de Pessoas; e Cidadania e Responsabilidade Social. Na Fundação Visconde de Cairu (FVC) leciona no curso de Administração: Gestão das Organizações do Terceiro Setor; Ética Profissional e Responsabilidade Social; Projeto Integrador em Gestão de Recursos Humanos.

Informações: Gepel|Faced|Ufba enelud2020@gmail.com

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui