O GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade -vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/ UFBA, tem se dedicado à pesquisa científica, estudos teóricos e práticas pedagógicas centradas na ludicidade. Nosso evento oferece: Eixos temáticos: ⦁ O BRINCAR EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ⦁ DIDÁTICA, LUDICIDADE E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS ⦁ ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE. ⦁ EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Normas
Diretrizes para Submissão de Trabalhos
LOCALIZE A SALA E HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1c8yB4NtNCdZ-7D7XoN1p_z9qGxdVwUni/edit#gid=797997232
A língua oficial do evento é o português. Idioma que será aceito os artigos: português, espanhol e francês.
Período de envio de trabalho: até 25/07/2021
AVISO: O PRAZO FOI AMPLIADO ATÉ 06/08/21.
Os trabalhos submetidos ao evento devem estar em consonância com um dos cinco EIXOS TEMÁTICOS:
1- Infâncias, Cultura Lúdica e o Brincar Livre
Estudos teóricos, pesquisas e práticas que enfoquem a infância e a garantia dos direitos das crianças; o lúdico para diferentes faixas etárias e ambientes escolares e não-escolares; contribuições das ciências humanas para o campo da infância, considerando o brincar livre e as interações das crianças entre elas, entre elas e os adultos e entre elas e a cultura lúdica; a importância e a riqueza das produções criadas por bebês e crianças em seu encontro com a cultura e seus contrates com a produção cultural dirigida à Infância presente nas mídias; propostas pedagógicas e demais ações voltadas ao público infantil.
2- Didática, currículo, inovação e formação de professores
Enfatiza o conceito de ludicidade considerando o viés sociocultural, antropológico, psicológico, que se expande para além da ideia de lazer ampliando a compreensão para um estado de consciência pleno e experiência interna que é inerente ao sujeito e por conseguinte ao professor. Pensa a relação entre ludicidade e formação de professores para Educação Básica considerando um amplo leque de possibilidades no que diz respeito às práticas pedagógicas, relações interpessoais, currículo, avaliação, corporeidade, como condutora da afetividade, expressividade e imaginação, que estabelece um relacionamento de dependência constante de conhecimento e identidade.
3- Ludicidade, Alfabetização, Letramento Digital e multimídias
Propõe o aprofundamento das interfaces entre a Alfabetização, ludicidade, cultura midiática e os novos letramentos, tendo como eixo central a alfabetização, ludicidade e os artefatos lúdico digitais, tanto do ponto de vista da vida adulta quanto da infância, esta que aqui é concebida como construção sócio-histórica, sendo, a criança produtora de cultura infantil. Os trabalhos inscritos devem contemplar aproximativamente : Alfabetização; Alfabetização e Educação Infantil; letramento digital e multimídias.
4- Ludicidade, Saber Sensível e Docência Universitária
Ludicidade na docência universitária. Metodologias criativas no ensino universitário. Saberes para a docência universitária. Saber sensível e docência do Ensino Superior. Ludicidade na pós-graduação. Formação lúdica de professores universitários.
5- Educação, Ludicidade e Emancipação humana
Este eixo propõe a discussão de trabalhos em que a ludicidade tem papel importante no desenvolvimento e emancipação humana. Educar para a cidadania sem perder de vista o veio do lúdico. Os trabalhos inscritos devem contemplar aproximativamente: Educação, Ludicidade e desenvolvimento humano; Educação, Ludicidade e emancipação; Educação, Ludicidade e cidadania
1- Informes Gerais
Há duas modalidades de apresentação de trabalho: Comunicação Oral e Pôster.
A submissão de trabalhos será realizada por meio de um resumo ampliado/expandido, que poderá ser submetido e apresentado em português, espanhol ou francês. O Resumo deve ser enviado por meio do site do evento no template em anexo.
Cada participante inscrito poderá ter seu nome em até quatro trabalhos científicos, abarcando as duas modalidades. Para PÔSTER Será aceito, no máximo, cinco autores (desde que sejam estudantes de graduação), e três autores para COMUNICAÇÃO ORAL, em cada trabalho. Todos os autores deverão estar devidamente inscritos no evento. Os trabalhos somente serão avaliados mediante a comprovação do pagamento da taxa de inscrição por todos os autores;
Os proponentes, cujos trabalhos não forem aceitos, terão asseguradas as suas inscrições como ouvintes. A taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma circunstância.
O resumo ampliado/expandido deverá conter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo: Título, Identificação dos autores, Introdução, Metodologia, Resultados e discussões; Tabelas e figuras; Conclusões; Palavras-chave e Referências.
No ato de inscrição o autor deverá indicar o Eixo Temático ressonante com a proposta do trabalho submetido.
Cada participante poderá ter seu nome em até 4 trabalhos, abarcando as duas modalidades. Todos os autores deverão estar inscrito no evento.
Só serão aceitos os textos que atenderem às normas estabelecidas;
Nos Anais, serão publicados no site do evento os resumos aprovados cujos autores tiverem comprovado o pagamento da inscrição.
A decisão sobre o aceite dos resumos e confirmação da forma de apresentação será divulgada no site do evento.
2 - Comunicação Oral e Pôster
Na modalidade de comunicação oral serão aceitos somente trabalhos de pesquisas concluídas ou ensaios teóricos (diferente de revisão de literatura). Em pôster, serão aceitos trabalhos de pesquisa e de extensão concluídos ou em andamento, relatos de experiência e ensaio teórico. De ambas as modalidades, o resumo ampliado/expandido deverá conter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo: Título, Identificação dos autores, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e discussões, Conclusões e Referências. Tabelas e figuras serão opcionais. O título do trabalho deve estar em letras maiúsculas e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores(as) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, após um espaço, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição e país de origem e pelo endereço eletrônico dos autores/autoras. Os resumos devem ser enviados em formato de editor de textos Word 1997-2003, com as seguintes diretrizes:
Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
Margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm
Fonte do título do trabalho: Times New Roman tamanho 14, MAIÚSCULA.
Fonte do texto e títulos de seções: Times New Roman tamanho 12
Espaço entrelinhas de 1,5
Alinhamento do texto justificado
As páginas não deverão ser numeradas
As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT NBR 10520. Para citações diretas com mais de três linhas utilizar fonte Times New Roman e tamanho 11 e manter as demais recomendações da referida norma da ABNT.
2.1 - Apresentação em comunicação oral
Os trabalhos aprovados na modalidade de Comunicação Oral deverão ser apresentados por um dos autores, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão Científica. Cada participante terá um espaço de 10 a 15 minutos para apresentação. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
Obs: Caberá ao responsável pelo trabalho ter a estrutura necessária para apresentação remota (computador, internet, etc.), pois o evento ocorrerá de forma virtual.
2.2 - Apresentação virtual do pôster
A apresentação virtual do pôster será através de gravações em vídeo e transmissão via sala síncrona.
- O pôster será apresentado de forma online.
- Após aprovação do trabalho o participante deverá gravar um vídeo de até 5 minutos conforme especificações listadas no item 2.3.
- O vídeo deverá ser enviado através do próprio sistema seguindo os seguintes passos:
- Acessar e entrar na página do evento utilizando o seu login e senha;
- Acessar a área de submissão;
- Clicar no botão ENVIAR TRABALHO;
- Realizar o upload do arquivo;
- O prazo final para envio do vídeo será no dia 12/09/2021
- As apresentações dos pôsteres acontecerão em salas do Meet, conforme divulgação na programação do evento. Os participantes deverão estar presentes na sala de exibição do pôster de sua autoria no horário divulgado. Haverá em cada sala 1 mediador e 1 monitor, encarregados da exibição dos vídeos e mediação. Concluída a exibição dos vídeos, será aberto o espaço de discussão e interação com o público presente na sala, conforme tempo especificado pelo mediador.
Link para download de template COMUNICAÇÃO ORAL:
Link para download de template PÔSTER:
2.3 - Orientações para a Gravação do Vídeo
- A elaboração e gravação do vídeo é de inteira responsabilidade dos autores, assim como o seu envio no prazo determinado (12/09/2021). Caso o material não seja enviado dentro do prazo determinado pela comissão, o vídeo não ficará disponível e os autores não receberão certificado de apresentação do pôster;
- Formato: O vídeo deve ser gravado em modo paisagem. O formato exato a ser seguido é o formato 16:9, mesmo formato dos vídeos do YouTube;
- Duração: até 5 minutos;
- Qualidade (resolução): A resolução mínima deve ser de 720p, mas não vai precisar se preocupar: a maioria absoluta dos gravadores e câmeras vão ter pelo menos essa qualidade.
- Arquivo: Dê preferência ao formato mp4.
- Idioma: o vídeo pode ser gravado em português, espanhol ou francês.
- PARA GRAVAÇÕES: escolha um lugar com a melhor iluminação disponível (maior incidência de luz). Se possível, fique de frente para a fonte luz e busque a posição mais confortável. Faça em fundo organizado, e com enquadramento adequados (observando o posicionamento da pessoa que fala em relação ao espaço);
- Escolha aquele cantinho que você saiba que não existirá tanto barulho e evite lugares abertos. A qualidade do som é essencial! Se possível, utilize um microfone para a gravação, como por exemplo o microfone embutido no fone de ouvido, que vem junto do seu celular. Não utilize o microfone do laptop ou aparelho celular pois geralmente o som terá muito ruído.
- Encontre um bom apoio para estabilizar o aparelho e faça testes/ensaios. Busque um fundo neutro.
- Começou a gravar? Olhe para câmera por 2 segundos antes de iniciar a sua participação. Terminou? Aguarde mais 2 segundos antes de finalizar a gravação.
- Vale destacar que um bom conteúdo e uma boa qualidade audiovisual da apresentação se torna essencial para envolver seus ouvintes e aumentar o impacto de sua comunicação. Assim, se for usar um slide, sugerimos o formato de apresentação tipo slideshow (apresentação em PowerPoint, Google Slides, Prezi, por exemplo) com áudio da apresentação do orador convidado podendo vir acompanhando, ou não, do vídeo em miniatura do apresentador no canto inferior direito da tela de apresentação.